terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Livro: O mundo perdido (Arthur Conan Doyle)

Apesar de mais famoso por suas histórias do detetive Sherlock Holmes, Conan Doyle também escreveu histórias de terror, ficção científica, fantasia, romances, poesia, ficção histórica e livros que não são de ficção. Juntamente com Sherlock Holmes, outro personagem que ele tornou conhecido, embora não tanto quanto o primeiro, foi o Professor Challenger. Sua estréia foi no livro O Mundo Perdido (The Lost World), publicado em 1912. No Brasil, houveram várias traduções, sendo as mais conhecidas feitas em 1958 e 1998.

Capa de O mundo perdido - Arthur Conan Doyle
Capa de uma das edições brasileiras

Ele conta a história de uma expedição científica liderada pelo Professor Challenger a um platô na Amazônia, onde animais pré-históricos que deveriam estar extintos ainda vivem. O livro também retrata a guerra entre nativos e criaturas que se assemelham a macacos.

O livro foi adaptado para filmes, séries, e até para o rádio e quadrinhos. O filme mais conhecido foi a versão de 1960, de Irwin Allen, já a série mais popular teve 3 temporadas, de 1999 a 2002. Teve 3 temporadas, mas não conseguiu verba para a 4a e 5a. A terceira acabou em um gancho que ficou não resolvido, mas o resumo da história foi liberado para o público. Detalhe para o fato de que na exibição por pay-per-view, foram exibidas cenas extendidas, bem como de nudez.

Sobre o Professor Challenger:
Challenger, George, Edward, nascido em Largs em 1863, fez os seus estudos na Academia de Largs, e na Universidade de Edimburgo. Assistente no Museu Britânico em 1892. Conservador-adjunto na secção de antropologia comparada em 1893. Demitido no mesmo ano após uma correspondência acerba. Laureado com a medalha Crayston para pesquisas zoológicas. Membro estrangeiro de… Sociedade Belga, Academia Americana das Ciências, La Plata, etc. Ex-presidente da Sociedade de Paleontologia. Secção H, British Assotiation… Publicações: ‘Algumas observações sobre sobre uma coleção de crânios calmucos’; ‘Grandes linhas da evolução dos vertebrados’; e numerosos artigos de revistas, entre os quais: ‘O erro de base da teoria de Weissmann’, que suscitou calorosas discussões no congresso zoológico de Viena. Distrações favoritas: a marcha a pé, o alpinismo. Morada: Enmore Park, Kensington, West.

O Professor aparece em vários livros, são eles:
  1. "O Mundo Perdido" (The Lost World) (1912);
  2. "A nuvem envenenada" (The Poison Belt) (1913);
  3. "A terra das brumas" (The Land of Mist) (1926);
  4. "A máquina da desintegração" (The Disintegration Machine) (1927) (Conto);
  5. "Quando o mundo gritou" (When the World Screamed) (1928) (Conto).
Além destes, também existem livros de outros autores que utilizam o personagem.

Links:

Filme de 1960, por Irwin Allen (IMDB)

Seriado O Mundo Perdido (IMDB) (Wikipedia)

Comprar livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário