quinta-feira, 13 de março de 2014

Resenha: The Tale of Hill Top Farm

Esse livro foi a minha primeira compra no BookDepository, e quando eu comprei o Kindle a anos atrás já tinha ficado curioso a respeito dele. Faz parte do gênero Cozy Mystery ou seja, não possui muita violência e é no geral um leitura bem agradável.



The author of Peter Rabbit and other tales, Beatrix Potter is still, after a century, beloved by children and adults worldwide. In this first Cottage Tale, Albert introduces Beatrix, an animal lover and Good Samaritan with a knack for solving mysteries. With help from her entourage of talking animal friends, Beatrix sets out to win over the human hearts of Sawrey, where she's just bought an old farm--and plans to stay.

Resenha


O livro faz parte da série The Cottage Tales of Beatrix Potter, baseada na história de Beatrix Potter, uma escritora e ilustradora e livros infantis que viveu entre #### e ####. Ela utiliza uma mistura de locais, pessoas, animais e fatos reais para servir de base a uma série de mistérios que a protagonista ajuda a solucionar. Vale notar que eu digo mistérios e não assassinatos. Isso por que não necessariamente os casos são mortes.

A ambientação da série é o vilarejo de Near Sawrey, no interior da Inglaterra, no início do século 20 (com o primeiro livro se passando em 1905), e além de mostrar o que os personagens humanos estão fazendo, também mostra os acontecimentos ao redor dos animais. Assim como em filmes da Seção da Tarde, os animais conversam entre si, não sendo entendidos pelo humanos, e tomam ações que alteram o rumo da história.

Neste primeiro livro somos apresentados a Beatrix Potter, e aos moradores (e animais) de Near Sawrey, assim como a geografia da região. Beatrix acaba de comprar uma das fazendas da região, o que gera bastante fofoca sobre quem é a mulher da cidade grande que está querendo virar fazendeira. Além disso, alguns mistérios estão presentes, pois uma senhora que morava sozinha morreu subitamente por um problema no coração, mas alguns suspeitam de envenenamento. Além disso, o Registro Paroquial está desaparecido e para completar a lista ainda acontecem mais dois problemas: o dinheiro que serviria para consertar o telhado da escola desaparece, e Beatrix nota o desaparecimento de um quadro valioso na casa da falecida.

A história segue contando sobre a vida de Beatrix até o momento, e o que ela deseja e se preocupa quanto ao futuro. Mostra também os problemas dos moradores de Near Sawrey e dos animais, assim como as opiniões dos mesmos sobre Beatrix, e a curiosidade deles sobre quem herdará a fazenda da senhora que morreu.

Considerações Finais


Não há muita investigação neste livro, que pode muito bem ser descrito como um cozy ao invés de um mystery, mas em momento algum isso tira os créditos do mesmo. A leitura é bem agradável, ideal para um fim de semana ou fim de tarde chuvoso, lendo embaixo das cobertas tomando um chá quentinho. É interessante também a ambientação do livro, muito bem feita ao retratar um vilarejo do interior da Inglaterra em 1900, tanto quanto a geografia, costumes, modo de vida e a maneira de pensar e falar. Estes dois últimos inclusive dão uma característica bem forte ao livro: mostram o quanto os moradores se espantam com a ideia de uma mulher da cidade grande comprar uma fazenda, torcem o nariz ao ver uma mulher com uma saia que mostra o tornozelo, usando calças ou andando de bicicleta.
Quanto a linguagem, essa pode atrapalhar um pouco quem não está muito acostumado a ler em inglês. As falas, principalmente dos moradores de Near Sawrey, são escritas como se fala, e no começo é necessário pensar um pouco mais para conseguir entender algumas palavras ou sentenças. Mas ao longo do livro, este recurso ajuda bastante na ambientação, que eu achei muito bem feito como um todo.

Mais informações, e comprar o livro: AmazonGoodReads, Skoob. E abaixo, a leitura de um dos livros da Beatrix Potter, retratada no livro: The Tale of Timmy Tiptoes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário