sexta-feira, 13 de junho de 2014

TAG: Isso ou aquilo

Esta é a primeira tag que eu venho a responder aqui no blog, Isso ou Aquilo, e foi indicação da Mari Pacheco do blog Livros e Nerds. Curiosamente ainda não respondi a tag que eu mesmo tive a ideia e já foi gravada por algumas pessoas: Dias da Semana em Livros. Essa tag tem algumas perguntas que é meio difícil decidir ou explicar, ao menos pra mim, haha. Se eu ficar meio em cima do muro, não liguem não, ok?



1 - Áudio book ou físico?

Físico. Audio book pode até ler útil pra ouvir dirigindo, mas... nah, físico é melhor no final das contas!

2 - Capa dura ou mole?

Capa dura, claro! Fica bem mais legal pra 'posteridade'. Embora o capa mole ainda tenha algumas vantagens, como: preço, peso, mais fácil de segurar pra ler e carregar por aí. Mas no fim das contas, o desejo master é sempre ter um capa dura na coleção.

3 - Ficção ou não-ficção?

Ficção! Salvo algumas exceções, é o que forma a maior parte da minha coleção e dos livros que eu li até hoje (fora os de escola/faculdade, claro). O que temos de não-ficção? Didáticos, auto-ajuda, biografias, receitas, 501 whatevers (que são legais pela curiosidade, sim), e livros de histórias de bichinhos de estimação, que são legais (leiam Dewey) mas não dá pra ficar só neles.

4 - Fantasia ou vida real?

Gosto de 'vida real' quando são histórias de detetive, tipo Sherlock Holmes, Os Casos de Liebermann, ou às vezes algum romance/drama. Mas pela variedade muito maior que a fantasia nos permite, acabo preferindo ela. Na fantasia o céu é o limite.

5 - HP ou Crepúsculo?

Não vou nem me alongar muito nisso: HP sem dúvida. Não vou ficar aqui falando mal de Crepúsculo, pois eu li e curti, mas não podemos comparar os dois seja no valor deles como literatura, a profundidade do mundo e personagens apresentados, abrangência de público e mesmo o fator 'daqui a x anos ainda vão falar bem da série y'. HP vence em todos os quesitos, e inclusive (e não menos importante) na minha preferência pessoal, que é o ponto aqui, né?

6 - Ebook ou livro físico?

Físicos pela paixão do cheirinho de livro novo, de ser brasileiro de ter que folhear e tocar pra 'ver' e pra ter bonitinho na estante, poder emprestar/trocar/vender/doar (embora eu não faça isso faz eras). Mas o ebook tem suas vantagens, é claro. Tanto preço, como facilidade de ler no ereader/celular/tablet/computador, marcar e compartilhar trechos e tudo o mais. Mas um livro impresso ainda me faz mais feliz. :)

7 - Comprar ou pegar emprestado?

Boa pergunta... Sempre compro por que nunca sei se alguém tem determinado livro, e não falo com muita gente que lê as mesmas coisas e tal. Além disso é legal ter o livro depois, fica bonito na estante, mas tenho que admitir que emprestar tem a vantagem de ter/manter contato pessoal com as pessoas. Apessar se sempre comprar, gostaria muito de ficar emprestando livros dos outros. Desde que fosse alguém que cuidasse direitinho, claro, pra quando eu emprestasse saber que está em boas mãos.

8 - Livro único ou série?

Sinceramente eu curto os dois. Gosto de quem conta uma boa história e pronto, mas também às vezes temos um mundo que pode render muito mais, então a questão pra mim é: isso poderia ser contado em apenas um livro, ou então essa história poderia ser expandida e ter rendido uma série? O problema é que hoje as editoras estão fazendo muita pressão para que sejam lançadas mais e mais trilogias, o que acaba por esgotar a criatividade do autor, ou fazer com que ele tente ganhar páginas a todo custo. De qualquer maneira,agora no momento por questão de falta de tempo, não posso abraçar mais séries novas para ler, então fico com livro único.

9 - Livraria física ou virtual?

Acho que todo viciado em livros é também viciado em livrarias físicas. Sempre que passo na frente de uma livraria ou seba sinto um forte impulso de entrar e ficar lá olhando as coisas, mesmo sabendo no íntimo que eu não vou comprar nada, e nem posso comprar nada por falta de tempo pra ler depois. Mas é que é tão bom <3 Agora, na questão dos preços e promoções, acabo preferindo as virtuais mesmo, pesquisar no buscapé é sempre garantia de guardar uns trocados no fim das contas. Então seria meio que um empate técnico? PS: eu justamente estou a um bom tempo pra escrever um post falando sobre essa saudade de ir na livraria, descobrir um livro interessante por acaso e levar pra casa pra ler. Logo eu tiro um tempo pra escrever ele.

10 - Livro longo ou curto?

Eu gosto dos dois, aí vem também o que eu falei na pergunta sóbre livro único ou série: quero que o livro tenha o tamanho que precisar ter, sem correr pra terminar logo, nem ficar enrolando pra ter mais páginas e ser mais caro.

11 - Drama ou ação?

Se aventura conta como ação, então ação. Gosto de dramas, mas mais pra intercalar com outros livros. Também gosto muito de livros de mistério/investigação, que não se encaixam nessas 2 categorias.

12 - Ler no seu canto ou no sol?

No meu canto, que provavelmente seria embaixo de uma árvore do ladinho do sol, mas protegido do calor. Uma rede e água de coco seriam ótimos pra acompanhar #saudadesdoverão. Fora isso costumo ler no meu quarto, na minha cama, e gosto de antes de dormir apagar a luz, e deixar só uma lâmpada de led que eu tenho, presa no livro iluminando só as páginas. É tão gostoso.

13 - Chocolate quente, café ou chá?

Café é vida <3 Adoro um expresso, latte machiatto, cappuccino e etcs. Ainda quero uma máquina de expresso em casa, tenho uma nesgusto mas quero a de cafeteria mesmo pra poder comprar grãos diferentes e fazer cafés legais. Aliás, invejinha de quem mora fora do Brasil, que tem bem mais tipos de café/cápsulas. Mas chá é sim muito bom também, um Earl Grey com leite = <3

14 - Ler resenha ou decidir por si?

Antigamente, quando ainda pequeno, eu acabava sempre decidindo por mim mesmo e não era por menos: tinha muito tempo nas mãos (criança, né), não existia internet, não tinha muitos amigos na escola que liam e pudessem indicar algo, e o tanto de livros que tinha como opção não era bem mais limitado. Afinal de contas, por mais que eu gostasse de ler até alguns livros não tão infantis/juuvenis, ainda assim a única forma de escolher era ir até uma livraria ou biblioteca da escola. Hoje a quantidade de títulos lançados é enorme, e existem muitas séries literárias. Sim, hoje temos muitas opções legais para quem quer ler qualquer gênero, seja policial ou drama teen, épico medieval ou aventura de piratas. O boom dos blogs e canais literários, bem como as comunidades online (grupos no facebook/skoob/goodreads, fóruns e twitter, de certa forma) são ótimos meios de se trocar idéias e sugestões com pessoas de qualquer lugar no mundo. Querem um exemplo? A nova adição na minha lista de leitura, e que eu realmente estou pensando em comprar logo, é Drink, Slay, Love, e vi quando a Catriona do Little Book Owl postou no GoodReads e posteriormente no youtube. Aliás, recomendo o vídeo dela:




Então, como hoje tem muito mais opções, muitos desses livros são séries, e o tempo e dinheiro é limitado, na maioria das vezes acabo optando por olhar as resenhas pra ter uma ideia e então tomar alguma decisão, principalmente se for uma série, pois não quero começar uma série que o primeiro livro é legal e os outros vão ficando ruins...

Acho que é isso!

14 comentários:

  1. Gosto de espresso puro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Expresso puro é muito bom, e se tiver moedor pra comprar sacos de grãos diferentes então, tô falido, hahaha

      Excluir
    2. Mas nunca tomo em casa. Não tenho máquina. Gosto de sentar numa cafeteria e ver o movimento, enquanto bebo um café realmente decente...

      Excluir
    3. É muito bom fazer uma pausa assim, né?
      Pena que fora do centro não se tem cafeteria com mesinhas na rua, e mesmo no centro, elas não fecham mais tarde. Pra mim fica difícil fazer isso: sentar num lugar e ficar olhando as pessoas. Só se for no shopping fim de semana ou final da tarde, né...

      Excluir
  2. Olá !
    Adoro TAG's sempre dá pra saber um pouquinho mais de quem escreve!
    Acho que essa paixão por livros físicos, capas duras, livrarias é geral! Evito ao máximo ler ebooks e audiobooks, mas só porque eu sei que EU presto menos atenção. Sentar em uma sombra e ler aquele livro é tudo de bom! :)
    Tem livros que sãão tãããão enrolados, que dava pra arrancar metade das páginas que ainda dava para entender toda a trama, então concordo o livro precisa ser ter o tamanho necessário!
    Eu adoro fazer misturas bizarras, então acabo misturando Café com Chocolate Quente, mas chááá *--* não fico um dia sem! haha

    Bom não vou me alongar, só queria dizer que gostei das respostas, acho que concordo com a grande maioria! :)

    um beijo Lara!
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também gosto disso nas tags.
      Audio books realmente complica, ao menos pra mim também. É fácil perder o foco, e aí o clima já era, né.

      Nossa, de livro enrolado, o pessoal sempre cita a série Wheel of Time. Imagina alguém que descreve as coisas mais do que o Tolkien. Tanto que a piada é que se você ler só o primeiro parágrafo de cada página, você ainda não vai perder nada do livro e vai entender direitinho.

      Chá é muito bom mesmo xDD

      Beijo e obrigado pelo comentário,
      Thiago

      Excluir
  3. Oi Thiago!
    Aeee! Obrigado por responder viu! *-*
    Contato entre pessoas pra falar de livros era o meu sonho! Sempre quis frequentar um Clube de Leitura, mas aqui no interiorrrr de MG não acha nem na porta da esperança do Sílvio Santos =(
    O bom é que a internet nos possibilita isso, conhecer pessoas com os mesmo gostos e os mesmos hábitos. Esse crescimento de canais literários mostrou isso mais do que nunca, e me deixa muito feliz!
    p.s: Comassim cê num respondeu a TAG que ajudou a criar?? o.O Hahaha.
    Beijos,

    Mari Pacheco
    http://livrosenerds.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nadaaaa!
      Qualquer hora te marco em uma também, haha.
      Pois é, hoje tem esses clubes virtuais e tal, o que é muito legal. Pena que não tenho mais tempo mesmo pra acompanhar, ainda assim, fico feliz em ver que hoje, quem quer, tem como se juntar a essa galera toda.

      Ahhh, não respondi por que foi ficando, foi ficando, hahaha

      Beijos,
      Thiago

      Excluir
  4. Oie Thiago =)

    Adorei a TAG!

    Harry Potter, Café e ficar o dia todo lendo em meu cantinho são vida <3

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Aproveita e responde também :P haha
      Nossa, ler HP tomando um café no seu cantinho é muito bom mesmo <3

      Beijos,
      Thiago

      Excluir
  5. Oi, Thiago!
    Café é vida! Concordo!
    Realmente a internet é uma ferramenta incrível quando usada sabiamente, tanto para quem consome quanto para quem gosta de produzir, como blogs e afins.
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem nessa, quando a pessoa quer aproveitar e usar pra algo de interessante/útil, vale muito!

      Excluir
  6. Eu nem posso tomar café por causa do estômago, maldade isso. Gostei das respostas, acho que a gente tem mais em comum do que eu pensava. Também consigo ver pontos positivos em muitas coisas como ebooks, livrarias virtuais e até em Crepúsculo ahahahaha
    Gostei do vídeo da guria também, só achei longooooooo demais, parei na metade admito.

    Bjks
    Sam
    Biblioteca Empoeirada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que droga, café é tão bom =/
      Cada coisa tem a sua vantagem, não adianta ficar achando que só uma coisa presta e o resto não.

      Hahaha, 4 minutinhos, só :P

      Beijocas,
      Thiago

      Excluir