quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Diário de Bordo: PR #47 - Gom Não Responde

Depois de um tempo sem ler Perry Rhodan e postar a coluna Diário de Bordo, aqui está: mais um volume de Perry Rhodan resumido e comentado!














Informações
Ciclo: 1 - A Terceira Potência
Autor: Kurt Mahr
Lançamento: 27/07/1962
Período da história:28 de Outubro de 1984
Localização: Gom
Personagens: Reginald Bell, John Marshall, Ivã Ivanovitch Goratschin, Betty Toufry, Tako Kakuta, Ras Tschubai, Wuriu Sengu, Kitai Ishibashi, Tama Yokida





Resumo


Este volume mostra a aventura de Reginald Bell e os mutantes, após serem atraídos para a superfície do planeta Gom por uma força desconhecida. Gom é um planeta com alta gravidade (3,8G) e clima desértico, e lá eles observam estranhas plantas, bem como uma misteriosa mancha escura que se move pelo chão, e que aparentemente 'devora' toda a sua nave. Esta mesma mancha controla a mente e sequestra os mutantes Ivã Ivanovitch Goratchim, Kitai Ishibashi e Wuriu Sengu. Após um tempo, ela passa a se deslocar em direção a Bell e os outros, que tentam lutar, mas acabam tento que fugir e se esconder em uma caverna.

Nessa caverna, eles notam que a temperatura é constante, e também descobrem vários recintos com pequenas manchas ambulantes a quem dão o nome de Solhas. As solhas podem se unir formando indivíduos maiores e mais inteligentes, até o ponto em que um indivíduo grande possui o dom da telepatia e a capacidade de devorar qualquer matéria orgânica. Eles são perseguidos pelas solhas e ao tentar escapar, estas chamam a ajuda dos Bios (seres artificiais criados pelos Aras) para repelir os humanos. Mas Bell e seus companheiros conseguem fugir, indo ainda mais para o interior da caverna.

Então eles encontram Ivã Ivanovitch desacordado e envolto por este ser unidimensional. Marshall consegue entrar em contato com um grande agrupamento de solhas que os ajudam a sair da caverna, e também descobre que as mesmas são utilizadas pelos Aras como fonte de matéria orgânica, e que toda a construção nas cavernas serve para que as solhas possam se reproduzir e criar o material.

Após sair da caverna, eles são cercados pelos Bios, e durante a luta Tako Kakuta consegue se teleportar para uma das naves que estava vazia. Mas as naves eram teleguiadas, e assim que ele entra, ela parte em direção à 18ª lua de Gom, onde o conselho de Saltadores e Aras estava reunido. Os humanos conseguem derrotar os Bios graças a Ivã Ivanovitch, que os ajuda no último instante explodindo todos os inimigos e desmaiando novamente. Após a explosão, eles são protegidos de uma tempestade pelas próprias Solhas, mas não recebem qualquer explicação do motivo.

Após se retirarem em busca de uma nave dos Bios para sair do planeta, Marshall descobre que as Solhas estão se reunindo para atacá-los novamente. Dessa vez as Solhas receberam um ultimato dos Aras: ou acabam com os humanos, ou os Aras exterminam boa parte das solhas de Gom. Elas vão aos poucos se unindo para formar uma superinteligência e decidir o que farão, e é claro que decidem por atacar os humanos, junto com mais um exército de Bios enviado pelos Aras. Com isso o grupo de Bell se apressa para entrar em uma das naves utilizadas pelo grupo anterior de Bios e tentar se defender.

Com a nave para servir de proteção e Ivã Ivanovitch acordado suas chances são um pouco melhores, mas ainda assim a situação não é nada boa. Mas eles então recebem a repentina ajuda de Tako Kakuta, que retorna após conseguir manobrar a nave dos Aras, e o retorno de Wuriu Sengu e Kitai Ishibashi que retornam após escapar do local onde eram mantidos reféns pelas Solhas. Marshall consegue enviar uma mensagem em código morse para a nave Titan, que vem resgatá-los. A história termina com a Titan voltando para a Terra.


Considerações


Eu gostei bastante da história deste volume, embora em alguns momentos ela esteve um pouco mais arrastada do que eu esperava. Mesmo assim os momentos de ação fazem valer a pena, assim como o planeta e a forma de vida apresentados por Kurt Mahr serem muito legais. Gostei da ideia das Solhas, o fato de serem seres unidimensionais que podem se unir para aumentar a inteligência e até possuir capacidades telepáticas.

11 comentários:

  1. Olá Thiago!
    agora me conta uma coisa, como você imagina organismos unidimensionais?!
    acho que é por isso que gosto tanto de Ficções Científicas, testam a capacidade de imaginar ahhaha! pelo menos a minha!
    Não conhecia a obra, mas adorei... parece ser super interessante!
    e meio maluca haha!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, pois é. O legal de Perry Rhodan é que é ago tão grande, que já aconteceu de tudo. O fato de ser escrito por escritores alternados, e eles se reunirem pra decidir o que acontece em cada arco também deve ajudar muito para aumentar a criatividade.

      Beeeeijo,
      Thiago

      Excluir
    2. Siiim! acho que algumas cabeças são mais criativas do que uma só. Pelo menos comigo é filosofando com os amigos que saem as melhores teorias haha :)
      “A tarefa não é tanto ver o que ninguém viu ainda, mas pensar o que ninguém pensou sobre algo que todos vêem” – Arthur Schopenhauer
      Acho que essa frase resume beeeeem o que é a Ficção Científica para mim! E isso exige uma criatividade sobre-humana

      um beeijo

      Excluir
  2. Oi ^^
    Eu não conhecia nem esse autor nem esse livro, e olha que aqui em casa tem um bocado de livros de ficção científica super antigos que pertenciam ao meu pai. As vezes eu tenho um certo receio quando você lê ficção cientifica escrita a muitos anos atrás pq muitas das coisas que eles pensavam como impossíveis já são reais, além de coisas que eles imaginaram como estupendas q já acontecem. Mas não parece ser tanto o caso desse livro - afinal, ainda não foi comprovado que seres assim possa existir. Confesso que quando comecei a ler pensei um pouco na bolha assassina! kkkk dica interessante e anotada ;)
    tem postagem nova no meu blog
    (e layout novo, de novo, acredita? kkk)
    te espero por la
    bjs

    Hey Dudi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O legal desses livros de ficção científica antigos, é ver a visão que eles tinham de como seria a tecnologia no futuro. Tem muita coisa que ainda hoje a gente lê e acha incrível, mas outras... parecem antiquadas, hahaha.

      Poxa, você sempre muda de layout, né? :D

      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Thiago!
    Eu não conhecia Perry Rhodan. :o
    Adoro ficção científica e fiquei aqui viajando na história. kkkkkkk
    Já coloquei na lista e quero ler tudo! :D
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma olhada nele mesmo, é muito bom =D
      Mas só tem digital pra ler, ou no sebo mesmo.

      Beijo

      Excluir
  4. Oi Thiago :)

    Eu não sou muito fã de ficção científica, mas não dispenso uma. Quando li o resumo, vi que tinha muita informação na história... Deve-se isso ao fato de ter sido um pouco arrastada a leitura, eu acho. Mas em questões gerais, gostei bastante da proposta do livro!

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda tenho que fazer um post sobre a série como um todo. Mas sempre fica pra depois..... =/ hahaha

      Que bom que te interessou.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi, não conhecia o autor e muito menos o livro, mas eu adoro ficção, ela abre a sua imaginação, ela te desafia de alguma forma a imaginar o que não existe e isso é muito bom.
    Adorei a resenha, e a forma que o autor escreve parece que é a forma que eu gosto! Parabéns pela resenha e eu fiquei com vontade de ler o livro haha!

    XOXO, não deixe de conferir:
    Joven Clube || Official

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.
      Essa série é muito boa mesmo e vale a pena conhecer!

      Abraços

      Excluir